domingo, 8 de junho de 2014

Como isso (re)começou

Iniciando hoje o relato desse projeto que é completar meu primeiro Ironman.

E essa história começou em meados de 1995 quando um amigo meu (hoje médico, na época estudante de medicina como eu) me instigou a começar a praticar triathlon. Eu gostei da idéia pois teria mais chances de praticar o esporte que sou apaixonado: ciclismo.

Sempre gostei de esportes de resistência e coloquei como meta inicial realizar a prova mais longa disponível no calendário nacional na época: o Ironman 70.3 (na época chamado de 1/2 Ironman) de Porto Seguro. Me preparei muito mal para a prova, treinando sem acompanhamento e realizando os treinos da maneira que eu achava correto: priorizando muito volume.
 Treinei de setembro de 1995 a maio de 1996. Nesse período participei apenas de uma prova (Triathlon Internacional de Santos, quando tive a oportunidade de conhecer a lenda do triathlon, Mark Allen) e fui encarar o desafio de fazer meio Ironman.

A prova foi dura e serviu de aprendizado. Terminei com muito sofrimento e percebi que um técnico seria fundamental se eu realmente quisesse completar um Ironman. Algum tempo depois comecei uma parceria com uma pessoa que me ensinou muito sobre o esporte e foi responsável por uma grande evolução nas três modalidades, mas principalmente na minha corrida. O Prof Eduardo Santos (hoje na Irlanda) foi fundamental na minha evolução como esportista.

Em 1997 a prova em Porto Seguro teve 2/3 das distâncias de um IronMan e eu preferi não participar, afinal em 1998 a prova seria nas distâncias de um Ironman e esse era meu objetivo. Além disso, em 1997 eu estava no primeiro ano de residência médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e foi um ano de muito trabalho. Apesar disso os treinos continuaram em ritmo fantástico e de maneira muitas vezes incomum (levava meu rolo de treinamento e bike para o hospital para fazer os treinos no intervalo do almoço).

Finalmente chegou 1998, iniciando a residência em Nutrologia também no Hospital das Clínicas da FMRP - USP e com inscrição já feita para o Ironman de Porto Seguro. Eu era um dos 300 (sim, trezentos) inscritos para a prova e treinava o máximo que podia. Meu objetivo era simples: fazer a melhor prova possível!

Na fase final dos treinamentos, em uma segunda feira, dia 20/04/1998 (faltava 1 mês para a prova), fui fazer um treino de pedal solto (40 k de giro) e, no meio do treinamento, fui atropelado por um motorista imprudente. Resultado: diminuição do espaço entre a 5a e 6a vértebras cervicais, fratura na mão direita, corte profundo no lábio e uma contusão na coxa esquerda. Assim, meu sonho de fazer o Ironman se foi junto daquele carro. No retorno aos treinos me vi acompanhado de uma série de lesões e acabei desistindo de competir.

Meu envolvimento com o esporte competitivo passou a ser como médico nutrólogo de atletas. Pessoas que posso dizer que ajudei a realizar suas metas e projetos.

Em 2010 conheci minha esposa e em junho de 2013 reencontrei um grande amigo, agora médico ortopedista e que continuava sendo triatleta (sim, aquele do começo post…) que, novamente, me instigou a treinar. E minha esposa, além de apoiar a idéia, veio junto: começou a treinar também. E aqui estou eu, de volta ao esporte apaixonante que é o triathlon. Meu objetivo não mudou: quero fazer um Ironman. Agora o foco é total na prova de Florianópolis em 2015 e semana que vem começa a primeira etapa: conseguir fazer a inscrição! Espero passar por esse primeiro obstáculo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário