segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Tempo: qual a meta a ser alcançada?

     Depois de 3 semanas de treinos pesados, essa semana que começa agora é uma semana regenerativa. Para mim isso é um grande desafio: ir treinar, mas manter intensidade baixa e duração curta. Mesmo sabendo que a semana regenerativa é fundamental para poder progredir na próxima semana, tenho a tendência de errar ou para menos (não treinar) ou para mais (treinar intenso)... Vamos ver como será. Semana que vem eu conto.
     Depois de 3 semanas de treinos fortes e de ver os resultados aparecendo (todas as velocidades médias melhoraram) resolvi pensar no que espero e quais são minhas previsões de tempo para a prova.
     O Ironman tem um tempo limite de 17 horas e, quando me propus a treinar para essa prova, eu tinha em mente apenas completar a prova dentre desse tempo limite. Porém com a evolução do treinamento acho que dá para esperar um pouco mais... Resolvi então traçar metas mais específicas de tempo, mantendo os pés no chão, afinal trabalhar enter 8 a 10 horas por dia e ainda treinar é uma realidade complexa.
     Meu objetivo primário continua sendo terminar a prova dentro do tempo limite de 17 horas. Se eu conseguir estarei satisfeito e vou considerar que cumpri minha proposta.
     A marca de 14 horas me parece uma marca boa. Bate-la seria um resultado bom e não necessariamente surpreendente. Ficarei mais que satisfeito se conseguir isso.
     13 horas já me parece uma meta difícil. Dentro da minha realidade de corrida (meu maior limitante hoje) alcançá-la vai depender de uma soma de fatores: evolução de treinos, compromissos profissionais e pessoais, festas de final de ano, carnaval, etc. Acredito que é viável mas difícil e alcançá-la será um resultado excelente porém não ficarei desapontado se não conseguir.
     Por fim existe o que eu considero uma marca mítica que são as 12 horas. Tenho consciência que fazer o IM em 12 horas, no meu caso, não depende apenas de mim. Para alcançar essa marca irei depender de muito treino, mas também de condições climáticas que ajudem: mar calmo, pouco vento no ciclismo e pouco calor na corrida. Além disso tudo tem que correr dentro do planejado. Não é uma marca que eu busque (pois sei que depende de fatores dos quais não tenho controle), apesar de gostar do número. Esse tempo seria um resultado extraordinário.
     Metas traçadas, agora é continuar treinando!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário